Os Ligados às Máquinas voltam a subir ao palco em breve, com duas atuações já neste mês de novembro que os vão levar a Aveiro e a Gondomar!
No próximo dia 22, o grupo criado há mais de uma década na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra vai estar nos Festivais de Outono, evento de referência na promoção da cultura e das artes junto da comunidade académica de Aveiro e da região. Com a edição deste ano dedicada à juventude e à tecnologia, quase se impõe a presença da primeira e provavelmente única orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo! O concerto está marcado para as 17H00, no Auditório do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem da Universidade de Aveiro, e os bilhetes já estão à venda na plataforma BOL.pt.
E não será preciso esperar muito para voltar a ouvir os Ligados às Máquinas ao vivo, uma vez que, poucos dias depois, o coletivo estará de regresso ao Festival Extremus! Será a quarta vez que marcarão presença naquela iniciativa da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, que pretende promover a inclusão através da criação artística, em particular nos campos do teatro, dança e música. Anotem na agenda: é a 27 de novembro, às 14H30, no Auditório Clotilde Mota, em Melres (Gondomar).
Serão contextos diferentes para escutar a música dos Ligados às Máquinas: na perspetiva da exploração das possibilidades criativas resultantes do cruzamento entre a emoção humana e tecnologia, ou do poder da música enquanto fator transformador e de participação social. Mas, em ambos os casos, duas oportunidades para escutar ao vivo interpretações irrepetíveis de todos os temas do grandioso disco de estreia do grupo, “Amor Dimensional”!
Os Ligados às Máquinas são um inovador projeto musical de originais, construídos a partir da combinação de amostras sonoras, que constituem a primeira (e provavelmente a única) orquestra de samples em cadeiras de rodas do mundo. Com coordenação do musicoterapeuta e professor de música Paulo Jacob, já atuaram em vários pontos do país e colaboraram com projetos de diferentes campos artísticos.
O seu álbum “Amor Dimensional”, editado em 2024 pela Omnichord, está disponível nas plataformas digitais e em vinil através do Bandcamp.
A música é uma das várias áreas do campo artístico dinamizadas na APCC, com quatro grupos atualmente em atividade. No âmbito do Departamento de Música, o trabalho desenvolve-se também através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.