Skip to main content

APCC

Capacitar para incluir: APCC aposta no reforço de competências para o emprego

Preparar uma entrevista de recrutamento ou criar e manter atualizado um currículo. Estas foram algumas das competências pessoais e profissionais que, ao longo das duas últimas semanas, foram trabalhadas numa formação dirigida a beneficiários do Centro de Recursos para a Qualificação e Emprego (CRQE) da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Foi o arranque de uma nova abordagem destinada a potenciar percursos de inclusão profissional.

Estas sessões de capacitação, que se realizarão de forma regular, são focadas em competências essenciais não só para a entrada, mas também para a progressão no mercado de trabalho. Adotando metodologias práticas e um acompanhamento próximo, procuram reforçar a autonomia, a confiança e a capacidade de resposta dos participantes perante os desafios associados à procura e manutenção de emprego, contribuindo para a construção de percursos profissionais sustentados.

O CRQE da APCC visa apoiar pessoas com deficiência ou incapacidade na integração no mundo laboral, sempre numa lógica de proximidade e de articulação com os empregadores. Desenvolve, em estreita colaboração com o IEFP, medidas de reabilitação profissional em áreas como a qualificação, a integração e reintegração no mercado de trabalho, a adaptação de postos de trabalho e o emprego apoiado. A sua intervenção assenta numa abordagem personalizada, construída a partir das capacidades, objetivos e necessidades de cada pessoa.