Não falta luz no Lar Residencial da Quinta da Conraria, da que aquece os dias com gestos e palavras, nem bem-estar, daquele que nasce do cuidado mútuo e da atenção dada a cada utente da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra que ali mora. Mas agora, há também mais cor e claridade nas paredes e nas portas, mais conforto nos quartos e nos espaços comuns! Tudo graças à intervenção de um grupo de voluntários – reunidos pela associação Reabilita Coimbra – que, no passado fim de semana, meteu mãos à obra!
Foram várias dezenas de pessoas que repararam e pintaram quartos e corredores, deram vida nova a portas e corrimões e criaram melhores condições para o dia a dia naquele espaço. A intervenção ainda não está terminada, o que levará a mais um dia de trabalho no final desta semana, mas a mudança já é visível e deixa todos com um sorriso no rosto – os residentes, os trabalhadores e toda a equipa das unidades residenciais da Associação, que se empenhou na promoção desta iniciativa.
Um sorriso que, importa dizê-lo, só foi possível graças a um parceiro de exceção: a Reabilita Coimbra, com quem foi possível partilhar entusiasmo, visão e engenho! Esta é uma associação que recorre ao voluntariado enquanto ferramenta para recuperar casas e instituições na cidade de Coimbra, com intervenções que vão desde pequenos arranjos a remodelações mais profundas, fazendo uma verdadeira diferença para combater a pobreza habitacional.
O Lar Residencial da Quinta da Conraria integra a resposta da APCC ao nível de unidades residenciais, destacando-se por dispor de um abrangente espaço exterior, onde o contacto com a natureza é preponderante. À semelhança do Lar Residencial Dr. José Mendes de Barros, é dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 16 anos, com prioridade a utentes que frequentam as restantes respostas sociais. Associação dispõe ainda de uma terceira unidade residencial: o Lar de Apoio.













