Um ano depois de terem feito parte pela primeira vez de “A Música Dá Trabalho”, os 5ª Punkada voltaram ontem a participar naquele projeto da Omnichord, que procura aproximar os jovens do universo da música e das profissões que a tornam possível. Meteram os instrumentos na carrinha e os pés ao caminho e seguiram, com o Victor Torpedo, em direção a Viseu. Mas esta foi uma sessão diferente e muito especial: por se ter realizado na Fundação Joaquim dos Santos, a plateia juntou, desta vez, diferentes gerações!
As cabeças a abanar ao ritmo das canções, os saltos energéticos e os aplausos entusiásticos ficaram, assim, a cargo dos que ainda vão descobrir quase todas as canções (as crianças do jardim de infância), dos que já conhecem algumas mas ainda têm imensas para escutar (os alunos da escola profissional) e dos que sabem muitas de cor mas mantêm a curiosidade viva (os utentes do lar para seniores). E todos, sem exceção mas à sua maneira, vibraram com o som da banda pop/rock da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra!
O concerto dos 5ª Punkada foi o culminar de um dia cheio de dinâmicas que permitiram entender o trabalho de compositores, editores, técnicos de som e luz, realizadores de vídeo e designers, por exemplo – aprendizagens feitas entre muitos sorrisos. É sempre assim a experiência de “A Música Dá Trabalho”, em que os 5ª Punkada voltarão a participar já na próxima semana: no dia 14 de maio, tocam na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Maceira.
Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e são atualmente constituídos por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob. Contam já com mais de 300 apresentações ao vivo, em nome próprio e em colaboração com diversos coletivos de referência, e dois discos editados – que podem ser comprados na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Bazar da Quinta ou enviando uma mensagem para o e-mail secretaria@apc-coimbra.pt.
São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito da Associação, cujo trabalho na área da música se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada.









