A bateria chamou a atenção de todos, mas não faltou entusiasmo também ao tocar (trocadilho intencional) o pau de chuva, as castanholas, as carracas, a caixa chinesa, os bongós ou a kalimba… E estes foram apenas alguns dos instrumentos que, ontem de manhã, fizeram a felicidade dos mais pequenos – e dos pais, mães, terapeutas, professoras e auxiliares! – num Dia Mundial da Música que trouxe uma verdadeira sinfonia de alegria ao Centro de Reabilitação da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra!
A técnica de intervenção musical Maria Caetano foi a grande instigadora desta celebração, ao preparar uma espécie de exposição interativa de instrumentos musicais e convidar todos a visitá-la e encontrar o(s) seu(s) som(ns). De um lado, os que fazem os pés e as mãos bater, produzindo ritmo, do outro, os que levam a voz a soltar-se, criando as melodias. E, circulando livremente ao sabor da vontade e da criatividade, foram muitos os músicos que se juntaram!
Pelo jardim do Centro de Reabilitação, passaram muitos pequenos utentes entre sessões de terapia, mas também as crianças da Escola Básica e da sala de jardim de infância, além dos jovens do Lar de Apoio. Feito o balanço desta manhã musical, ficou sem dúvida comprovado que – como não faltam exemplos na APCC, dos 5ª Punkada ao Grupo de Cantares, dos Ligados às Máquinas aos Semp’a Bombar, das aulas de música às sessões de musicoterapia – tudo tem mais cor com música ao redor!
No Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra estão concentrados os serviços clínicos e os serviços terapêuticos da APCC, bem como outros de suporte à atividade, o Desporto, a Ludoteca/Oficina do Brinquedo e o Centro de Recursos Local. É ali também que funciona o Lar de Apoio e, enquanto respostas sociais na área da educação, a sala de jardim de infância e a Escola Básica de 1º Ciclo (pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul).



















