fbpx

Encontro em Espanha contou com a participação de triciclistas da APCC

Correr, demonstrar e conviver. Foi em torno desta tríade de atividades que decorreu a participação da APCC no I Encontro Internacional de Tricicleta de Salamanca, que se realizou entre os dias 20 e 22 de setembro naquela cidade espanhola. A iniciativa foi promovida pelo Club Deportivo AVIVA e contou com a presença de mais de 40 atletas de Espanha e Portugal, entre os quais António Sequeira e Sandra Semedo, que há vários anos representam a Associação em provas nacionais e internacionais.

Além da vertente eminentemente desportiva, com corridas de várias distâncias, os triciclistas da APCC – cuja ‘comitiva’ foi completada pelos profissionais Ana Nunes (também selecionadora nacional de tricicleta) e Emílio Conceição – estiveram ainda envolvidos em atividades de divulgação, com diversos participantes que estão a iniciar a prática da modalidade, e num programa cultural e social que permitiu reforçar laços com parceiros dos dois lados da fronteira.

O I Encontro Internacional de Tricicleta de Salamanca, cujas provas decorreram na pista de atletismo do Estádio El Helmántico, contou com a participação de 12 clubes e instituições. O objetivo foi dar visibilidade à modalidade, uma disciplina do atletismo em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios, que permite grande mobilidade a praticantes com dificuldades no movimento ou no equilíbrio.

Os interessados em praticar esta e outras modalidades do desporto para pessoas com deficiência, como o boccia e a natação, podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, através do telefone 239 792 120 ou do e-mail desporto@apc-coimbra.pt, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.

A tricicleta existe na APCC há cerca de duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.