Na correria do quotidiano, facilmente perdemos a noção de como é importante parar para pensar e respirar mais fundo, de forma a mantermo-nos equilibrados. E na passada semana, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, houve mais do que uma oportunidade para conseguir fazê-lo… E tendo o yoga como essência precisamente o equilíbrio o equilíbrio – entre o corpo e a mente, mas também do ser humano com o mundo – foi a ele que recorreram utentes e colaboradores da APCC.
Em sessões distintas, dirigidas aos residentes do Lar de Apoio e a profissionais da instituição, coube a Mónica Nogueira (técnica do Centro de Recursos Local, mas também instrutora de yoga) conduzir os dois grupos numa demanda da harmonia. Da parte dos participantes, houve motivos diferentes para aceitar o desafio – fosse para diminuir o stress e a ansiedade, por exemplo, ou simples curiosidade – e igualmente graus de dificuldade diferentes para executar cada uma das posições, mas o que todos sentiram por igual foi, de facto, um grande bem-estar.
Sendo o yoga uma prática que promove valores como disciplina, atenção, moderação e perseverança, com o propósito de promover uma transformação profunda no íntimo de cada um, estas foram também oportunidades para fazer esse caminho em equipa. E, ao partilhar essa experiência, de fortalecer os laços pessoais existentes.
No Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra estão concentrados os serviços clínicos e os serviços terapêuticos da APCC, bem como outros de suporte à atividade, o Desporto, a Ludoteca e o Centro de Recursos Local. É ali também que funcionam o Lar de Apoio, o Jardim de Infância e a Escola Básica de 1º Ciclo (pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul).