fbpx

Disco novo, versões irrepetíveis e documentário premiado: 5ª Punkada no primeiro dia do festival Nascentes

Os 5ª Punkada estão de volta ao Nascentes, dois anos depois da estreia naquele festival que se realiza na aldeia das Fontes (Leiria), para um concerto que promete ser cheio de momentos memoráveis. Assim, no dia 3 de julho, a banda pop/rock da APCC vai fazer uma pré-apresentação do seu novo disco de originais, mas também levar a palco novas abordagens a alguns dos seus temas, em colaboração com o Coro das Fontes, um coletivo composto por habitantes da aldeia!

Mas não é tudo! Haverá ainda uma exibição de “Com Amor, Medo”, o documentário que acompanhou a digressão europeia de 2023 e acaba de ser premiado no festival internacional de cinema IndieLisboa, seguida de uma conversa entre o público, os membros do grupo e o realizador Telmo Soares! Para apontar na agenda, porque é mesmo a não perder: o concerto é às 19H30 e a projeção do filme às 22H00.

O Nascentes – onde também já atuaram os Ligados às Máquinas, a orquestra de samples da APCC – é organizado pela Omnichord, editora dos 5ª Punkada, e conta este ano com concertos de bandas e músicos de dezoito nacionalidades, um conjunto de passeios sonoros de imersão na paisagem, instalações, oficinas ou jogos, entre outros pontos de interesse. Entre os dias 3 e 7 de julho, o propósito é promover a partilha e uma corrente de escuta atenta ao outro, para que seja possível, em conjunto, refletir sobre temas como a vulnerabilidade, a empatia ou a resiliência.

Os 5ª Punkada foram fundados em 1993, na APCC, e contam com mais de 300 atuações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Prestes a editar o seu segundo álbum, que sucede a “Somos Punks ou Não?” de 2021, são constituídos atualmente por Fausto Sousa (voz e soundbeam), Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarra e voz).

São um dos quatro grupos musicais em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.