A Quinta da Conraria desenvolve actividade agrícola convencional e biológica. A aposta nos produtos biológicos tem que ver com a preocupação em produzir alimentos saudáveis.
O terreno da Quinta Biológica, com uma extensão de 2 hectares, tem a particularidade de ser em socalcos. Os solos têm uma textura argilo-arenosa, beneficiando a produção de um clima temperado e de uma boa localização.
A produção concretiza-se em estufas e ao ar livre. Todos os produtos são devidamente embalados e etiquetados, estando sob certificação e garantia de qualidade da ECOCERT, entidade que controla e certifica os produtos biológicos.
Recorre-se à reciclagem das matérias naturais e à rotação das culturas, no sentido de respeitar o equilíbrio dos organismos vivos e do ambiente. Há cuidado em proteger o solo.
O Projecto IRIS – Programa Transnacional Leonardo da Vinci permitiu o intercâmbio de experiências, a experimentação, demonstração e promoção da actividade agrícola executada por pessoas portadoras de deficiência, promovendo a sua integração no mercado de trabalho rural. Enquanto produto final foi realizado um manual de boas práticas em Agricultura Biológica, ferramenta de trabalho útil para produtores biológicos, estudantes e professores.
No âmbito de um outro projecto (MYKOS – Programa Transnacional Leonard da Vinci) iniciou-se o cultivo do cogumelo Pleurotus Ostreatus. A produção ocupa uma área de cerca de 120m2, sendo efectuado um controlo ao ambiente em termos de humidade, temperatura, ventilação e luminosidade.
Actividades
Execução do plano anual de culturas.
Trabalho de campo: sementeira, plantação/transplantação, manutenção e colheita de culturas.
Contacto permanente com produtores e distribuidores.
Colaboração com a Escola Superior Agrária, em estágios curriculares.
Formação em agricultura biológica.
Participação no Mercadinho do Botânico, ao 2.º e 4.º sábado de cada mês.
Ateliê de Agricultura, no âmbito de visitas de estudo.