É já no próximo sábado (9 de novembro) que arrancam os Mercadinhos da Margem Esquerda, iniciativa que procura aproximar os produtores locais de um público interessado em conhecer mais sobre o que consome e a que a APCC não podia deixar de se associar! A primeira edição desta iniciativa terá lugar na Alameda do UC Exploratório, entre 10H00 e as 17H0, e permitirá aos visitantes encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, entre os quais Os Frescos da Quinta, já habitualmente disponibilizados nos Mercadinhos da APCC e por encomenda.
Esta é, assim, mais uma oportunidade de levar para casa vários produtos resultantes da exploração agrícola da Quinta da Conraria, todos eles uma garantia de qualidade à mesa e de uma alimentação saudável, com o compromisso da APCC de disponibilizar sempre alimentos de excelência. Ao comprá-los, está também a apoiar de forma direta o trabalho desenvolvido quotidianamente pela instituição junto de milhares de utentes.
Não esqueça que Os Frescos da Quinta continuam a ser vendidos a toda a comunidade semanalmente, nos Mercadinhos da Quinta da Conraria (às quintas-feiras, das 12H00 às 14H00) e do Centro de Reabilitação (às sextas-feiras, das 11H30 às 13H00), bem como por encomenda (feita até quarta-feira, através do telefone 239 802 820, do mail armazem@apc-coimbra.pt ou do formulário disponível em https://bit.ly/osfrescosdaquinta).
Os Mercadinhos da Margem Esquerda são uma iniciativa colaborativa e experimental do UC Exploratório, em parceria com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo de Viegas, o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e a Coimbra Mais Futuro.
Para o dia 9 de novembro, o programa é o seguinte:
– 10H00: Abertura dos Mercadinhos da Margem Esquerda, com a presença do grupo Foles e Cantorias de Santa Clara;
– 11H00: Inauguração do ponto de venda permanente “Sustento” com a Green2you;
– 12H00: Apresentação “Agricultura ao Centro”, dinamizada por Vanda Batista da CCDR Centro;
– 16H30: Degustação de gelado de castanha pela Gelataria COSI;
– Ao longo de todo o dia: 25 produtores locais com a venda dos seus produtos, oferta de castanhas assadas, explorar a ciência que há no mercado.
A exploração agrícola da Quinta da Conraria faz parte das atribuições que a APCC deve assegurar no âmbito do protocolo assinado com o Instituto da Segurança Social para a cedência daquele espaço, sendo o escoamento dos produtos daí resultantes feito, na maioria dos casos, primeiramente de forma interna, para consumo na Associação.