fbpx

Esta semana foi de gravações para os Ligados às Máquinas: primeiro disco está a caminho!

Consegue imaginar as canções que resultariam de uma colaboração entre Ana Deus, Bruno Pernadas, Cabrita, Carincur, Catarina Peixinho, Coro Ninfas do Lis, Dada Garbeck, Filipe Rocha, First Breath After Coma, Gala Drop, Gui Garrido, Joana Gama, Joana Guerra, João Doce, João Maneta, João Pedro Fonseca, José Valente, Lavoisier, Mano a Mano, Moullinex, Nuno Rancho, Orquestra e Coro da Gulbenkian, Pedro Marques, Retimbrar, Ricardo Martins, Rita Braga, Rita Redshoes, Salvador Sobral, Samuel Martins Coelho, Samuel Úria, Selma Uamusse, Senhor Vulcão, Surma e Vasco Silva?…

Foi, de certa forma, isso que ficaram a saber todos aqueles que, em junho de 2023, assistiram à atuação dos Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – no festival Nascentes, a que levaram um conjunto de composições construídas a partir de fragmentos cedidos por aqueles artistas. E é algo que, em breve, muitos outros poderão conhecer, pois esse trabalho é a base do primeiro disco a ser editado pelo grupo, cuja gravação decorreu esta semana na Quinta da Conraria.

Os temas que agora ficaram registados para a posteridade apresentam diferentes ambientes sonoros, fazendo jus ao conceito de manta de retalhos musical que presidiu à fundação dos Ligados às Máquinas há pouco mais de uma década. O resultado final, que tem Rui Gaspar como produtor, será dado a conhecer nos próximos meses, numa edição da Omnichord – repetindo uma parceria com a APCC que já levou também ao lançamento de dois álbuns dos 5ª Punkada.

Os Ligados às Máquinas são um projeto musical de originais, construídos através da combinação de amostras sonoras, onde se podem cruzar hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas. Já se apresentaram ao vivo em vários pontos do país, através de espetáculos em nome próprio ou da participação em projetos colaborativos. São atualmente formados por Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Miguel Morgado, Luís Capela, Mariana Silva, Pedro Falcão e Sérgio Felício, cabendo a coordenação a Paulo Jacob.

A música é uma das várias áreas do campo artístico dinamizadas na APCC, com quatro grupos atualmente em atividade. No âmbito do Departamento de Música, o trabalho desenvolve-se também através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.