fbpx

5ª Punkada e todas as emoções do Luna Fest, pela lente de Pedro Medeiros, em exposição que recorda primeira edição do festival

É a primeira imagem da exposição de fotografias captadas por Pedro Medeiros durante a primeira edição do Luna Fest, que será inaugurada esta semana: a mão de Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada, irrompendo na nossa direção como que puxando-nos para sentir a energia incomparável da banda pop/rock da APCC. Pode ver esta imagem de muito perto – e recordar-se ou imaginar-se no público de um dos concertos do grupo – já a partir do dia 5 de setembro, na Galeria de Arte da Casa da Mutualidade.

O Luna Fest 2023 decorreu entre 26 e 30 de agosto e, além dos 5ª Punkada, contou com artistas como Gang of Four, John Cale, Buzzcocks, A Certain Ratio ou The Parkinsons. Com liberdade criativa para fotografar músicos, backstage, palco e público, sem compromissos com horários ou exigências de produção, Pedro Medeiros captou para a posteridade cinco dias cheios de momentos altos, que permitem agora apresentar uma seleção de 50 fotografias a preto e branco, que estarão disponíveis para aquisição, com a receita a reverter para o projeto do Luna Fest e para a APCC.

A inauguração da exposição Stardust tem lugar entre as 17H00 e as 21H00 e incluirá um DJ set a cargo de Victor Torpedo, músico (e ‘cúmplice’ habitual dos 5ª Punkada, com participação nos dois discos da banda e inúmeras atuações ao vivo), artista plástico e um dos organizadores do Luna Fest. O catering da cerimónia será assegurado por utentes da APCC, no âmbito da dinamização da Cafetaria da Casa da Mutualidade, uma parceria entre a Associação e A Previdência Portuguesa.

Esta mostra tem curadoria de Filipe Ribeiro e poderá ser visitada até 8 de outubro, nos dias úteis entre as 10H00 e as 18H30 e aos sábados entre as 11H00 e as 18H30. Integra o programa cultural da edição deste ano do Luna Fest, que se realiza nos dias 6, 7 e 8 de setembro.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC, há mais de 30 anos, e lançaram recentemente o seu segundo disco, “Deserto de Amor”, editado pela Omnichord e que está disponível em CD e vinil na APCC (na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Bazar da Quinta ou enviando uma mensagem para o mail secretaria@apc-coimbra.pt). Pode ainda ser ouvido em diversas plataformas de streaming.

São quatro os coletivos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.