fbpx

Desporto

Quatro recordes nacionais e seis medalhas é o balanço da participação de Matilde Gaspar nos Campeonatos Britânicos de Natação para Síndrome de Down

Foi uma estreia absoluta, mas os resultados foram em linha com aquilo que já esperamos de Matilde Gaspar… A jovem atleta da APCC, de ascendência inglesa, participou nos Campeonatos Britânicos de Natação para Síndrome de Down (que se realizaram nos dias 16 e 17 de novembro, em Crawley, na Inglaterra) e regressou a Portugal com a mala cheia de conquistas: foram cinco medalhas conquistadas e quatro novos recordes nacionais estabelecidos!

Participando na vertente aberta daquela prova, em que competiram 161 atletas, a nadadora de 18 anos mostrou estar num grande momento de forma e bateu as melhores marcas nacionais dos 50 metros bruços (que já lhe pertencia), 100 livres e 100 e 400 estilos, além de ter subido ao pódio nos 400 metros estilos (medalha de ouro), 200 estilos, 50, 100 e 200 bruços (prata) e 400 livres (bronze). Estas foram as cerejas no topo do bolo que foi levar mais longe o nome da APCC e de Portugal!

Ler mais

Matilde Gaspar vai competir nos Campeonatos Britânicos de Natação para Síndrome de Down

A nadadora Matilde Gaspar, da APCC, vai participar nos Campeonatos Britânicos de Natação para Síndrome de Down, que se vão realizar no próximo fim de semana, em Crawley (Inglaterra). A atleta de 18 anos tem ascendência britânica e disporá, assim, da oportunidade de competir mais perto de parte das suas raízes familiares e, de certa forma, levar mais longe o nome da Associação e de Portugal.

São oito as provas para as quais Matilde está inscrita – 50, 100 e 200 metros bruços, 100, 200 e 400 metros estilos e 100 e 400 metros livres –, numa competição em que marcarão presença 161 atletas. Será a terceira vez que a jovem nadadora participará numa prova no estrangeiro, depois de ter integrado a Seleção Nacional de Portugal no Campeonato da Europa 2023 e no Campeonato do Mundo 2024, nos quais conquistou cinco medalhas.

Ler mais

Talentos da APCC em bom plano (e já com medalhas), no arranque da época do boccia

Como já vem sendo habitual, a época competitiva do boccia em Portugal começou com as maiores esperanças da modalidade a derem cartas… e entre elas, estiveram quatro estrelas da APCC! No Torneio Jovens Talentos, disputado no passado fim de semana, no Seixal, as cores da Associação foram muito bem defendidas pela Ana Laura Ferreira, a Beatriz Ferrão, o Bernardo Coelho e a Madalena Bizarro!

E o destaque vai para a mão-cheia de medalhas conquistadas: nas provas individuais de Sub-21, o Bernardo chegou ao ouro (classe BC1) e a Ana Laura ao bronze (BC3), posições que repetiram no concurso de skills, em que a Beatriz ainda alcançou a prata (Sub-13, BC1). Não faltaram, portanto, razões para celebrar, além do sempre saudável ambiente de partilha que caracteriza esta competição em particular.

Ler mais

Sandra Semedo distinguida (pela terceira vez) pela Associação de Atletismo de Coimbra

A triciclista Sandra Semedo foi distinguida pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) com um Prémio Melhor Atleta Internacional do Ano 2022/2023, que recebeu esta semana. Trata-se do terceiro destes galardões atribuídos à atleta da APCC (tendo os outros sido conferidos em 2019 e 2023), que é um dos maiores nomes mundiais daquela modalidade, com diversos títulos continentais e intercontinentais alcançados ao longo da sua carreira.

No que à época em causa diz respeito, Sandra Semedo conquistou três medalhas (ouro, prata e bronze) nos Jogos Mundiais da IWAS 2022 e uma medalha de prata na Taça Internacional de Tricicleta 2023, feitos que contribuíram para um total global que atinge atualmente as 16 medalhas em competições internacionais. No ano desportivo 2022/2023, a atleta sagrou-se ainda campeã nacional em três distâncias diferentes da classe RR2.

Ler mais

APCC levou a paixão pelo boccia a estudantes da Universidade de Coimbra

O calendário desportivo de 2024/2025 ainda não determinou a presença em nenhuma competição para os atletas de boccia da APCC, mas isso não quer dizer que esteja a ser um início de época menos atarefado… Ainda ontem, António Marques teve a oportunidade de participar em mais uma demonstração daquela modalidade, desta feita junto de estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, numa iniciativa que decorreu no Estádio Universitário.

E se há alguém que esteja em condições de explicar o que torna o boccia tão apaixonante e viciante, é precisamente aquele que foi, durante largos anos, o praticante mundial com maior longevidade em competições internacionais, feito a que juntou mais de duas dezenas de medalhas em Jogos Paralímpicos e outras grandes provas. Entre a explicação das regras e a partilha de algumas dicas – no que contou com a ajuda da treinadora Ana Nunes e daquele que é o seu parceiro de competição há largos anos, Emílio Conceição – ainda deu para António Marque mostrar que não perdeu o jeito!

Ler mais