fbpx

Quinta da Conraria

As tradições do outono e as emoções da partilha, numa inesquecível Feira das Colheitas da APCC

A Feira das Colheitas da APCC é sempre anunciada como uma celebração dos sabores, saberes e artes típicos do outono, porque tem nessa estação do ano o mote para a sua realização, mas quem nela participa não tem dúvidas de que há muito mais que se celebra ao longo desse dia: a diversidade, a participação e a partilha. Ao convidar toda a comunidade para se juntar a utentes, trabalhadores, famílias e voluntários, a Associação quer mostrar o que se faz dentro das suas paredes, mas também que todos têm um papel a desempenhar na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Foi com este espírito que ontem, e mais uma vez, a Feira das Colheitas foi um espaço em que se receberam os visitantes com o sentido de os acolher numa casa que é de todos. Abertos os portões da Quinta da Conraria, o ponto de encontro foi o Picadeiro, onde não faltaram os motivos de interesse, como as ‘obrigatórias’ castanhas, a música – a animação dos Semp’a Bombar (o grupo de bombos da APCC) e do Grupo Gaiteiro Migalhó, a alegria proporcionada pelas atuações de Emanuel Silva e a surpresa com um set do DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) –, os jogos da Oficina do Brinquedo ou a quermesse.

Ler mais

Os Frescos da Quinta vão estar à venda também nos Mercadinhos da Margem Esquerda (que começam já este fim de semana)!

É já no próximo sábado (9 de novembro) que arrancam os Mercadinhos da Margem Esquerda, iniciativa que procura aproximar os produtores locais de um público interessado em conhecer mais sobre o que consome e a que a APCC não podia deixar de se associar! A primeira edição desta iniciativa terá lugar na Alameda do UC Exploratório, entre 10H00 e as 17H00, e permitirá aos visitantes encontrar uma grande variedade de produtos alimentares, entre os quais Os Frescos da Quinta, já habitualmente disponibilizados nos Mercadinhos da APCC e por encomenda.

Esta é, assim, mais uma oportunidade de levar para casa vários produtos resultantes da exploração agrícola da Quinta da Conraria, todos eles uma garantia de qualidade à mesa e de uma alimentação saudável, com o compromisso da APCC de disponibilizar sempre alimentos de excelência. Ao comprá-los, está também a apoiar de forma direta o trabalho desenvolvido quotidianamente pela instituição junto de milhares de utentes.

Ler mais

A história de uma vassoura perdida e uma bruxa triste terminou numa grande festa na Quinta da Conraria!

Já quase todas as pessoas que fizeram uma encomenda online se depararam com problemas na entrega, então porque haveria a Bruxa da Quinta da Conraria ser exceção? Confusos? Para contarmos esta história, temos de começar por dizer que foi anteontem que os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) receberam um pedido de ajuda sui generis…

Tristíssima por a vassoura que tinha encomendado não ter chegado na data prevista – ainda por cima, sendo o dia do seu aniversário! – a Bruxa passou por todas as salas daquelas respostas da APCC com o propósito de pedir ajuda para construir uma. E levou consigo três caixas com conteúdos desconcertantes: dentes de monstro, cocós de fantasma e olhos de ogre… supostamente ideias para algum feitiço que fosse necessário para completar a tarefa.

Ler mais

Em vésperas de Halloween, houve abóboras, abóboras e mais abóboras na APCC (mas nem tudo foi uma brincadeira)!

Quando, nesta altura do ano, alguém fala em abóboras, é quase impossível não pensar no Halloween e como o fruto se tornou um símbolo daquela festividade… Mas ontem, na Quinta da Conraria, fez-se muito mais do que brincar às doçuras e travessuras! E se, por um lado, houve quem tentasse bater o recorde mundial do número de abóboras colhidas no menor tempo, por outro, não faltaram os que deram o seu melhor para esculpir a abóbora mais simpática! Passemos a explicar…

Primeiro, chamada a colaborar na colheita, a comunidade APCC disse «Presente!», com utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e também trabalhadores a ‘invadirem’ os campos de cultivo, cheios de energia e boa disposição, para não dar nenhuma abóbora por ‘perdida’! Quase todas as que foram apanhadas por esta verdadeira equipa de sonho terão agora o mesmo destino da generalidade da produção agrícola da Quinta da Conraria, sendo consumidas na instituição ou vendidas nos Mercadinhos e por encomenda com Os Frescos da Quinta!

Ler mais

Encomende já Os Cabazes de Natal da Quinta, com produtos feitos na APCC!

Este ano, a APCC vai dar-lhe uma ajuda a tornar o seu Natal – ou o dos seus familiares e amigos – absolutamente inesquecível, com Os Cabazes de Natal da Quinta, cheios de produtos feitos na Quinta da Conraria! Pode encomendá-los até ao dia 29 de novembro, sendo a entrega assegurada até 19 de dezembro, bem a tempo de fazer da quadra natalícia um momento ainda mais especial!

Temos duas propostas de cabaz para si: o Cabaz 1 tem 1 pacote de sal aromatizado (500 gr), 1 embalagem de amêndoas descascadas (200 gr), 1 embalagem de biscoitos de azeite (250 gr), 1 embalagem de biscoitos de manteiga (250 gr), 1 frasco de compota de pêssego ou de abóbora (250 gr), 1 embalagem de ervas aromáticas louro (20 gr), 1 embalagem de ervas aromáticas alecrim (20 gr) e 1 enfeite de Natal, tendo o preço de 25 euros; o Cabaz 2 tem 1 pacote de sal aromatizado (500 gr), 1 embalagem de biscoitos de azeite ou de manteiga (250 gr), 1 frasco de compota de pêssego ou de abóbora (250 gr), 1 embalagem de ervas aromáticas louro ou alecrim (20 gr) e 1 enfeite de Natal, com o preço de 15 euros.

Ler mais