A Equitação Terapêutica tem um objectivo fundamentalmente terapêutico. Necessita de um projecto terapêutico individualizado. Recorre ao montar a cavalo e ao contacto com este, para assegurar uma influência física, psicológica e pedagógica.
Trata-se de uma abordagem corporal, em que a relação assume especial destaque.
O que é a actividade psicomotora?
- É a base de todas as aprendizagens.
- Tem por base a «experiência».
- Caracteriza-se por um movimento ou por uma percepção externa ou interna.
Responde a quê?
- Actividades pedagógicas/psico-pedagógicas.
- Abordagens progressiva e estruturante.
- Abordagem corporal.
- Implementação de métodos de auto-instrução e de controlo.
Que impacto na aprendizagem?
- A utilização do cavalo pode apresentar um interesse no desenvolvimento de noções elementares necessárias aos processos de aprendizagens da criança.
- Montar a cavalo é, em primeiro lugar, a descoberta do prazer, e saber comunicar para progredir para aspectos mais práticos do ponto visto pedagógico/psicopedagógico.
Objectivos
- Incutir no cavaleiro a noção de prazer, de descoberta e de tomada de consciência do movimento.
- Trabalhar o cavaleiro em função de um plano técnico, para uma progressão das situações (noção de trabalho).
A Equitação Terapêutica visa:
- fomentar a conquista da autonomia;
- o domínio do controlo gestual;
- integrar as noções de base necessárias às aprendizagens da criança (noções espaciais e temporais);
- incentivar a acção motora e/ou psicomotora;
- implementar/reforçar as aquisições;
- aumentar a auto-estima.