fbpx

Punks e solidários: 5ª Punkada ao vivo em Aveiro e Coimbra, em iniciativas de celebração da música e da inclusão

Está para breve o regresso dos 5ª Punkada aos palcos (e podem já assegurar os vossos bilhetes): em duas iniciativas que vão além da música, a banda pop/rock da APCC vai associar-se à APPACDM de Aveiro, para um espetáculo solidário, e voltar a colaborar com a Orquestra Clássica do Centro, com o acesso à cultura e a participação na ‘agenda’. Estes serão também os primeiros concertos após a edição do segundo disco do grupo, “Deserto de Amor”, sendo por isso oportunidades imperdíveis para escutar ao vivo os novos temas.

Anotem, por isso, na agenda… A 29 de novembro, o Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro acolhe um espetáculo solidário a favor da APPACDM local, com início marcado para as 21H30. A cidade volta assim a receber os 5ª Punkada, depois de ali terem tocado para apresentar o primeiro trabalho, em 2022. Os bilhetes podem ser comprados no site daquela instituição ou no Auditório, uma hora antes do início do evento.

Poucos dias depois, a 3 de dezembro, o grupo repete uma parceria que deixou saudades, dividindo o palco com os elementos da Orquestra Clássica do Centro (dirigidos pelo maestro Diogo Costa) para interpretar versões certamente inesquecíveis das suas canções – algumas já partilhadas num primeiro encontro dos dois coletivos, há cerca de duas décadas, mas também temas mais recentes. Este Concerto Inclusão, que coincide com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pretende ainda reforçar a importância de construirmos uma sociedade mais justa. Vai ser no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, a partir das 21H00, podendo os bilhetes (gratuitos) ser já reservados no site da Orquestra.

Os 5ª Punkada foram formados na APCC em 1993, sendo atualmente constituídos por Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob. Contam com mais de 300 apresentações ao vivo, em nome próprio ou em parcerias artísticas e musicais com coletivos de referência, em Portugal e no estrangeiro. Editaram até agora dois discos de originais –“Somos Punks ou Não?”, em 2021, e “Deserto de Amor”, já este ano – ambos lançados pela Omnichord e que podem ser comprados na secretaria do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, no Bazar da Quinta ou enviando uma mensagem para o mail secretaria@apc-coimbra.pt.

São um dos quatro grupos musicais atualmente em atividade no âmbito do Departamento de Música da APCC, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.