fbpx

O improviso foi o tema de mais um Almoço Temático da Formação Profissional, mas nenhum detalhe foi esquecido!

O mais recente Almoço Temático da Formação Profissional teve o improviso como tema, mas podemos garantir que nada foi deixado ao acaso! Pelo contrário, o que não faltou foi atenção ao detalhe, não só na preparação da comida, mas também em tudo o mais que é necessário para levar a cabo esta iniciativa com que, regularmente, é dada aos formandos a possibilidade complementar as aprendizagens com uma experiência aproximada da que encontrarão no mercado de trabalho.

E assim, no almoço que ontem foi servido a trabalhadores da APCC na Sala do Redondo da Quinta da Conraria não se puseram os pés pelas mãos – muito longe disso! – mas permitiu-se que fossem precisamente as mãos a ser solução de (aparente) improviso perante uma ementa constituída maioritariamente por finger food, ou seja, por alimentos que podem ser consumidos sem a necessidade de talheres.

E que ementa! Vejamos: consomê de frango, tosta de queijo com rolinhos de pistacho, asinhas de frango, pão pita com desfiado de porco, saladas variadas e batatas fritas (normal e doce), com tarte brigadeiro, tarte de maçã e espetadas de fruta como sobremesa e acompanhado de sangria de abacaxi (sem álcool). Tudo confecionado (e muito elogiado) pelo grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob a orientação das formadoras Eugénia Luís e Clara Godinho.

Mas houve mais envolvidos, essenciais para que não tivesse sido necessário recorrer ao improviso: a decoração foi da responsabilidade das formadoras Mónica Tavares, Maria João Mariz e Clara Godinho, junto dos cursos a que ministram formação; a preparação do espaço (mesas, pratos, etc.) ficou a cargo do curso de Promoção da Empregabilidade na Área do Trabalho Social, sob a orientação das formadoras Maria João Mariz e Mónica Tavares; o cartaz foi realizado pelos formandos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo, sob a orientação do formador Jorge Pereira; e a gestão das inscrições e organização geral foi das coordenadoras pedagógicas Cláudia Ventura e Joana Simões.

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional da APCC visam enriquecer o percurso dos formandos, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar e praticar todos os aspetos envolvidos na organização de uma refeição para um grupo alargado de pessoas. Desde a seleção da ementa até à confeção dos pratos, ao serviço e à decoração do espaço, assumem a responsabilidade por cada detalhe, preparando-se dessa forma para os desafios do mundo do trabalho nas respetivas áreas.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.