fbpx

A ONU decretou um (novo) Dia Internacional do Brincar e a APCC disse «Sim!» à brincadeira!

Há 12 anos que, com a organização do “Coimbra a Brincar”, a APCC tem vindo a assinalar o Dia Internacional do Brincar, celebração que tem acontecido a 28 de maio, na sequência de uma iniciativa da Associação Internacional de Ludotecas. Mas desde o início deste ano que a ONU decretou 11 de junho como nova data oficial… e, por isso e porque acreditamos que o brincar é tão importante que qualquer motivo é válido, ontem convidámos a comunidade interna a “Brincar na APCC”!

Abriram-se as portas da Ludoteca “O Dragão Brincalhão” (mesmo que desta vez não tenham aparecido nem a bruxa e o seu gato peludo, nem o feiticeiro que gosta de contar histórias), alguns dos jogos da Oficina do Brinquedo ‘invadiram’ outros espaços do Centro de Reabilitação e ainda houve pinturas faciais! E assim se deu uma enorme concentração de sorrisos ao longo da manhã e igual dose de diversão à tarde!

Os ‘reis’ desta festa da brincadeira foram as crianças com sessões das diversas terapias marcadas para este dia, mas também vieram os jovens utentes do Lar de Apoio e filhos de profissionais da Associação. E nem os mais crescidos faltaram, com terapeutas e outros colaboradores a aproveitarem igualmente para voltar a ser crianças por alguns momentos! Foi mesmo uma espécie de “Coimbra a Brincar” em ponto pequeno!

A Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e a Oficina do Brinquedo são dois dos serviços da APCC abertos à comunidade. A Ludoteca é um espaço dinâmico e interativo, onde através de vivências lúdicas se promove a igualdade de oportunidades e o direito a brincar, enquanto na Oficina adaptados ou criados de raiz brinquedos, jogos e outros materiais lúdico-pedagógicos e de estimulação, para que possam ser utilizados por qualquer criança ou jovem.