fbpx

A maior edição de sempre do “Coimbra a Brincar” provocou duas enchentes de brincalhões e, sobretudo, de alegria!

Será que, ao fim de 12 edições, o “Coimbra a Brincar” ainda consegue surpreender? Na verdade, já todos sabem mais ou menos o que vão encontrar: muitas atividades sem limite de idade, completamente gratuitas e com uma enorme capacidade de provocar sorrisos. Mas, de ano para ano, esses sorrisos parecem ser cada vez maiores e mais contagiosos. E nunca como na edição de 2024 isso foi tão evidente, com a margem direita do Parque Verde a ser ‘inundada’ por brincalhões nos dois dias do evento!

Foram milhares de pessoas, de diferentes idades, origens e condições, mas todas altamente empenhadas em brincar! E ouvimos de tudo: os que preferiram os jogos ampliados, os que ficaram horas e horas no insuflável, os que adoraram os cavalos, os que festejaram por cada bola enfiada no cesto, os que não resistiram aos robôs, os que vibraram com os brinquedos tradicionais, os que não pararam de dançar – mas entre estas e muitas outras brincadeiras, a maior falange foi mesmo as dos que simplesmente não conseguiram escolher uma brincadeira preferida!

E não era mesma tarefa fácil, entre mais de 100 atividades dinamizadas pela APCC e os seus 50 parceiros, que se concentraram no Parque Verde, mas também decorreram noutros pontos da Cidade. Em comum, todas tinham o desígnio do “Coimbra a Brincar” desde a primeira edição: celebrar o Dia Internacional do Brincar (que tem vindo a ser comemorado a 28 de maio) e o brincar intergeracional enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental!

No “Coimbra a Brincar 2024” (que teve lugar nos dias 25 e 28 de maio), juntaram-se à APCC a ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida, AECO – Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce, Apojovi / Aposenior, Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro / Museu-Escola do Brinquedo Tradicional Popular, Associação Inclusão ConTacto, Auchan Coimbra/Eiras, Biblioteca Municipal de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, CoimbraMaisFuturo, Comité Regional de Rugby do Centro / Federação Portuguesa de Rugby, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra, Dar’t Asas Atelier Criativo, Desporto UC, Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis, Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – Pólo de Penela, Exército Português – Brigada de Intervenção, ExperTree, GNR – Guarda Nacional Republicana, IAC – Instituto de Apoio à Criança, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica – Delegação Regional do Centro, ITAP – Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, LAbJogos / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Level Up, Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu Municipal de Coimbra, Oficina de Teatro de Condeixa, Olivais Futebol Clube, Pedrinhas – Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural Pedro Brazião Rodrigues, Portugal dos Pequenitos, Profitecla – Escola Profissional, Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica, PSP – Polícia de Segurança Pública, Quinta da Paz, Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Serranas do Mondego, Sharkcoders, SMTUC – Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Study Time, Tribo da Dança, UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e UCCNM – Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos.