No fim de semana em que se assinalou o Dia Internacional dos Museus (celebrado anualmente a 18 de maio), os residentes do Lar de Apoio aproveitaram o mote e foram, ontem, visitar dois ex-libris de Coimbra: o Museu Nacional de Machado de Castro e o Pátio das Escolas! Ao explorarem os corredores do museu e aquele espaço histórico da Universidade de Coimbra, os jovens utentes da APCC alargaram os seus horizontes culturais e passaram a sentir-se também parte da história da cidade e do país!
Foi, por isso, uma ocasião em que cada elemento de património com que puderam interagir ou observar foi um pretexto para a curiosidade, mesmo que o rigor histórico tenha precisado de concorrer com a imaginação a cada resposta dada… De qualquer forma, todos tiveram a oportunidade de construir mais uma memória significativa – porque é mesmo isso que é proporcionado, afinal de contas, pela magia própria dos espaços museológicos.
E se o Museu Nacional de Machado de Castro e a Universidade de Coimbra fazem parte do coração cultural da cidade, há outros corações que temos de referir neste contexto, porque se mantêm unidos e funcionam como um só… É que as memórias de que falámos são memórias partilhadas, que reforçam os laços já existentes entre estes jovens, mas também com aqueles que os acompanham dia após dia.
O Lar de Apoio acolhe crianças e jovens com necessidades educativas específicas e tem como objetivos, entre outros, assegurar um ambiente familiar que contribua para a valorização pessoal dos utentes e dar apoio às famílias em momentos disfuncionais, permitindo-lhes, alcançar um novo equilíbrio. As outras unidades residenciais da APCC são o Lar Integrado e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.