fbpx

Uma celebração saudável: utentes da APCC comemoraram Dia da Alimentação na Quinta Pedagógica

Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação e, na APCC, a oportunidade foi aproveitada para refletir e aprender mais sobre o que é afinal uma alimentação saudável. Quantas peças de fruta devemos comer por dia? Chá, café ou refrigerante, qual a bebida mais saudável? Estas foram apenas algumas das muitas perguntas feitas e asseguramos que nenhuma ficou sem resposta… e que ficou bem vincada a ideia de que todos temos direito a uma alimentação saudável!

Com a equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” a lançar os desafios, os utentes do CACI – Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão começaram por ter uma manhã em que puderam exercitar a mente e o corpo, dividida por desafios de perguntas e respostas e uma caminhada no espaço da Quinta da Conraria, tendo o período da tarde servido para conversar, jogar, desenhar e cantar!

Ler mais

Estudo sobre estimulação visual, com participação da APCC, publicado na Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

Uma investigação em que estiveram envolvidos elementos das equipas médica e de terapia ocupacional da consulta de oftalmologia da APCC, relativa ao défice visual cerebral (uma disfunção que afeta a função visual devido a uma lesão no cérebro, não relacionada diretamente com os olhos) e que teve como objeto a abordagem realizada na instituição na área da estimulação visual, acaba de ser publicada no mais recente número da conceituada Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

O estudo em causa – que já foi anteriormente distinguido com um Prémio Essilor no âmbito do 66º Congresso Português de Oftalmologia e uma menção honrosa para Melhor Comunicação Livre no 1º Congresso Multidisciplinar sobre Paralisia Cerebral – avaliou utentes da Associação entre os 6 meses e os 14 anos, diagnosticados com paralisia cerebral e défice visual cerebral, tendo concluído que uma abordagem personalizada e multidisciplinar de reabilitação visual contribui efetivamente para a recuperação das crianças e jovens.

Ler mais

Harmonia à mesa: um Almoço Temático em que se celebrou a multiculturalidade

Não foi a primeira vez que um Almoço Temático da Formação Profissional da APCC permitiu realizar uma viagem pelo mundo através do paladar, mas, desta vez, o convite não foi apenas para degustar comidas de diferentes origens… Ontem, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, a refeição serviu também para provar (noutro sentido da palavra) através da gastronomia que a diversidade é muito importante para um todo unificado…

Tendo a multiculturalidade como mote, é de um irresistível encontro de culturas que estamos a falar! Com pitadas da Ásia, da Europa, de África e das Américas, a ementa fala por si: burma de pistache e patê das Arábias como entradas, vichyssoise logo depois, seguida de uma cachupa, quindim e tiramisu para sobremesa e mojitos sem álcool a acompanhar. Tudo tão delicioso quanto harmonioso!

Ler mais

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: celebre com a APCC (e com o mundo) o que faz de cada pessoa com paralisia cerebral uma pessoa única

Celebra-se hoje mais um Dia Mundial da Paralisia Cerebral, que congrega as pessoas com paralisia cerebral, as suas famílias e organizações de mais de 100 países. Este ano, o desafio lançado a esta comunidade é compartilhar o que torna cada pessoa com paralisia cerebral uma pessoa única. É a esse repto que a APCC (com a ‘ajuda’ dos utentes Diogo Martinho, Joshua Coelho, Sandra Semedo e Nelson Pires) se associa: ao compartilhar experiências pessoais, todos podem celebrar a diversidade e, ao mesmo tempo, combater os estereótipos.

É muito fácil participar nesta iniciativa… Já hoje (mas pode fazê-lo também ao longo dos próximos dias) partilhe o seu testemunho na(s) rede(s) social(ais) que utiliza, acompanhado de #UniquelyCP e #APCCUniquelyCP, para que não deixemos de o ver! Pode optar por um vídeo, uma foto, um texto ou outra forma, desde que reflita algo que seja único para si e para a sua experiência com a paralisia cerebral.

Algumas ide...

Ler mais

Esta semana foi de gravações para os Ligados às Máquinas: primeiro disco está a caminho!

Consegue imaginar as canções que resultariam de uma colaboração entre Ana Deus, Bruno Pernadas, Cabrita, Carincur, Catarina Peixinho, Coro Ninfas do Lis, Dada Garbeck, Filipe Rocha, First Breath After Coma, Gala Drop, Gui Garrido, Joana Gama, Joana Guerra, João Doce, João Maneta, João Pedro Fonseca, José Valente, Lavoisier, Mano a Mano, Moullinex, Nuno Rancho, Orquestra e Coro da Gulbenkian, Pedro Marques, Retimbrar, Ricardo Martins, Rita Braga, Rita Redshoes, Salvador Sobral, Samuel Martins Coelho, Samuel Úria, Selma Uamusse, Senhor Vulcão, Surma e Vasco Silva?…

Foi, de certa forma, isso que ficaram a saber todos aqueles que, em junho de 2023, assistiram à atuação dos Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC – no festival Nascentes, a que levaram um conjunto de composições construídas a partir de fragmentos cedidos por aqueles artistas. E é algo que, em breve, muitos outros poderão conhecer, pois esse trabalho é a base do primeiro disco a ser editado pelo grupo, cuja gravação decorreu esta semana na Quinta da Conraria.

Os te...

Ler mais