fbpx

Oficina do Brinquedo

A ONU decretou um (novo) Dia Internacional do Brincar e a APCC disse «Sim!» à brincadeira!

Há 12 anos que, com a organização do “Coimbra a Brincar”, a APCC tem vindo a assinalar o Dia Internacional do Brincar, celebração que tem acontecido a 28 de maio, na sequência de uma iniciativa da Associação Internacional de Ludotecas. Mas desde o início deste ano que a ONU decretou 11 de junho como nova data oficial… e, por isso e porque acreditamos que o brincar é tão importante que qualquer motivo é válido, ontem convidámos a comunidade interna a “Brincar na APCC”!

Abriram-se as portas da Ludoteca “O Dragão Brincalhão” (mesmo que desta vez não tenham aparecido nem a bruxa e o seu gato peludo, nem o feiticeiro que gosta de contar histórias), alguns dos jogos da Oficina do Brinquedo ‘invadiram’ outros espaços do Centro de Reabilitação e ainda houve pinturas faciais! E assim se deu uma enorme concentração de sorrisos ao longo da manhã e igual dose de diversão à tarde!

Os ‘reis’ desta f...

Ler mais

Crianças da EB1 e Jardim de Infância receberam os ‘super-brinquedos’ resultantes de parceria entre APCC e Critical Software

Foi uma tarde especial: na passada sexta-feira, alguns colaboradores da Critical Software deslocaram-se ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para entregar os brinquedos que adaptaram, no final do ano passado, na sequência de um ateliê dinamizado por técnicos da APCC. E, simbolicamente, foram as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância a receber os novos ‘super-brinquedos’ – ou seja, brinquedos prontos para serem utilizados por qualquer criança ou jovem!

Desta forma, os engenheiros daquela empresa tiveram a oportunidade de conhecer algumas das crianças que colherão diretamente os frutos desta parceria, uma vez que os brinquedos recebidos irão integrar espólio da Oficina do Brinquedo, ficando disponíveis para os seus utentes e respetivas famílias, mas também para a comunidade escolar. O encontro teve lugar na Ludoteca “O Dragão Brincalhão”, escolhido por ser um espaço onde também se promove o direito a brincar, e contou ainda com a presença de dirigentes e técnicos da Associação.

Ler mais

Por uma manhã, a Oficina do Brinquedo abriu uma ‘filial’ em Condeixa (e as crianças da EB1 deram uma ajuda preciosa)!

Parece impossível, mas ontem a APCC ajudou a formar 200 pequenos ‘doutores brinquedos’! Podia ser uma entrada do Livro Guinness dos Recordes, mas foi, na verdade, uma série de pequenos ateliês da Oficina do Brinquedo na Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova, onde duas centenas de crianças do ensino básico e do pré-escolar puderam ver como se transformam brinquedos para que todos possam brincar!

O interesse foi uma constante, até porque parte de cada sessão foi dedicada a explicar a importância do brincar – algo com que o público em causa não teve qualquer dificuldade em concordar – e como este é um direito de qualquer criança, de qualquer pessoa. Mas o grande entusiasmo chegou com cada demonstração prática, tanto dos brinquedos adaptados, como dos jogos ampliados! É que não faltaram mesmo voluntários para experimentar!

Ler mais

Brincar sem limites: APCC e Critical Software voltam a unir forças para adaptar (super)brinquedos

Quando se junta um serviço da APCC que tem como objetivo fazer cumprir o direito de todos a brincar e um grupo de engenheiros da Critical Software empenhados em pensar na inclusão de forma inovadora, sabemos que acontece algo de extraordinário. E sabemos isto porque já em 2016, 2018 e 2019 a nossa Oficina do Brinquedo promoveu ateliês de adaptação de brinquedos com profissionais daquela empresa, mas também porque esta iniciativa voltou a repetir-se ontem, mais uma vez com o espírito de colaboração e o entusiasmo como notas dominantes.

Lançado o desafio “Fika a Brincar”, no âmbito do Fikalab (o laboratório de criatividade da Critical Software), a sede da empresa foi ‘tomada’ por verdadeiros ‘doutores brinquedos’, especialistas em manusear um alicate, em soldar fios elétricos, em aparafusar e desaparafusar ou em descodificar intricadas ligações elétricas, que se dedicaram a criar verdadeiros super-brinquedos, ou seja, brinquedos aptos para serem utilizados por qualquer criança ou jovem!

Ler mais

Criando super-brinquedos na APCC: uma manhã colaborativa na Oficina do Brinquedo com os terapeutas ocupacionais do Centro de Reabilitação

Não foi marcado para ser uma celebração, mas pode dizer-se que foi uma daquelas situações em que tudo bateu certo: na passada sexta-feira, em que se assinalou mais um Dia Mundial da Terapia Ocupacional, a Oficina do Brinquedo da APCC recebeu os profissionais naquela área do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para um ateliê dedicado à adaptação de brinquedos. Não se tratou de nenhuma brincadeira, não senhor, mas houve muita boa disposição a acompanhar todas as aprendizagens!

Ao longo da manhã, foram sendo passadas em revista as diversas fases necessárias para transformar um brinquedo comum num super-brinquedo (daqueles com que qualquer criança pode brincar): avaliar as funções, desmontar o objeto, identificar uma alternativa ao interruptor normal, procurar o melhor local para fazer a nova ligação, cortar e soldar os fios, ligar o dispositivo que vai permitir acionar o brinquedo… E depois, mão à obra, entre chaves de fendas, alicates, x-atos, ferros de soldar, berbequins…

Os brinqued...

Ler mais